Logo - BOC Regularizações
E-mail - BOC Regularizações
Telefone - BOC Regularizações

ART / RRT

ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA (ENGENHEIRO)

Toda solicitação de AVCB/CLCB e Laudo de estabilidade feita junto ao Corpo de Bombeiros , precisa estar acompanhado de um documento de responsabilidade técnica. Este documento deve ser assinado por um profissional de arquitetura ou engenharia, devidamente cadastrado em seus Conselhos (CAU / CREA).

O ART ou RRT é um documento digital que pode ser gerado diretamente no site do CAU/CREA pelo profissional responsável. A responsabilidade pode ser compartilhada (por uma equipe), ou assumida por um único profissional.

TIPOS DE ART SOLICITADAS PELO CORPO DE BOMBEIROS:

ART DE SISTEMA: Documento sobre os equipamentos de combate a incêndios existentes na edificação. Esta ART atesta que hidrantes, extintores, sinalização, mangueiras, sistemas de alarme e iluminação de emergência estão de acordo com as normas vigentes. (Documento exigido na IT 01 item 7.2.1 letra A do Decreto estadual 63.911/2018).

ART DE ACABAMENTO E REVESTIMENTO: Documento sobre os materiais usados no acabamento e revestimento da edificação. Atesta a combustão dos produtos e a conformidade com as normas vigentes. (Documento exigido na IT 11 e consta como necessário na IT 01 item 7.2.1 letra E do Decreto estadual 63.911/2018).

ART DE GASES INFLAMÁVEIS: Documento sobre os sistemas de gases inflamáveis instalados na edificação atestando a conformidade com as normas vigentes. (Documento exigido na IT 28 e consta como necessário na IT 01 item 7.2.1letra B do Decreto estadual 63.911/2018).

ART DO SISTEMA ELÉTRICO DE BAIXA TENSÃO: Documento sobre a legalidade do sistema elétrico de baixa tensão da edificação, atestando que todos os sistemas elétricos estão dentro das normas atuais de segurança.

(Documento exigido na IT 41 e consta como necessário na IT 01 item 7.2.1 letra D do Decreto estadual 63.911/2018) . Além da ART há a necessidade do anexo R do Sistema Elétrico.

ART DOS DIVERSOS SISTEMAS: Caso a edificação possua outros sistemas deverão ser recolhidas ART’s pertinentes para cada um deles como: Grupo motogerador, Escada pressurizada, Sistema de Caldeiras (vasos sob pressão), Compartimentação vertical e fachada envidraçada, revestimento dos elementos estruturais, sistema de detecção de gases e demais que compuserem o sistema de segurança da edificação.

(Esta informação consta como necessário na IT 01 item 7.2.1 do Decreto estadual 63.911/2018).

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Seg a Sex das 07:30 às 17:00 h